A Secretaria Especial da Cultura, atualmente vinculada ao Ministério do Turismo, reconheceu a Associação Cultural Ato-Art`s como dos Pontos de Cultura do País. Tal reconhecimento se deu, em 22 de fevereiro de 2021, a partir dos critérios estabelecidos na Política Nacional de Cultura Viva. Criada pela Lei Federal nº 13.018/2014, a Política Nacional de Cultura Viva visa reconhecer e apoiar a iniciativa de Pontos e Pontões de Cultura, com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira às condições de exercício dos direitos culturais. Importante política de valorização cultural do Brasil, a Política Nacional de Cultura Viva foi copiada em diversos países, tais como: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai.
De acordo com Edvaldo Júnior, diretor de projetos, a chancela de Ponto de Cultura representa o reconhecimento de anos de trabalho da Ato-Art`s, que vem promovendo a cultura de base comunitária na Ilha de Itamaracá. Para Rita de Castro, Presidenta da entidade, "essa chancela concedida pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo é um sinal inequívoco de que o nosso trabalho está cumprindo um importante papel na cultura da Ilha de Itamaracá.", conclui Rita de Castro.
Como forma de comprovar esse reconhecimento o ministério emitiu um certificado indicando que a Ato-Art`s desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e que contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil. Esse certificado pode ser consultado por meio do link: http://culturaviva.gov.br/selos/sealrelation/32684/