Nossos Projetos

  • PAIXÃO DE CRISTO DA ILHA DE ITAMARACÁ

OBJETIVO GERAL


Proporcionar alternativa de entretenimento, com caráter educativo, à população local, aos turistas e veranistas, mediante a apresentação gratuita de um espetáculo teatral, que retrate a trechos da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, na Ilha de Itamaracá, durante o período da Semana Santa.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Oportunizar espaço de experimentação artística, na área do teatro, para crianças, jovens e adultos da cidade.
  2. Consolidar o município no calendário cultural do estado de Pernambuco como rota turística na Semana Santa.
  3. Aproximar a Ato-Art`s da comunidade fortalecendo sua identidade junto a população.
  4. Descobrir talentos artísticos locais que possam ser desenvolvidos pela Ato-Art`s.

HISTÓRICO DO PROJETO

O espetáculo da Paixão de Cristo da Ilha de Itamaracá surgiu em 2003, a partir de um grupo de jovens, com o intuito de retratar trechos da vida, morte e ressurreição de cristo para fiéis católicos. O que era para ser um espetáculo restrito, em 2004, ganhou as ruas e as praças da cidade e se transformou em um espetáculo comunitário feito pelo povo, com o povo e para o povo, realizado com uma proposta clara de difundir uma mensagem critico-social que transmita às pessoas o desejo de refletir sobre aspectos da vida e de problemáticas sociais.

Na primeira edição do espetáculo ele só foi realizado em apenas um dia, mas, em 2004, o espetáculo recebeu a adesão do Grupo de Jovens da Comunidade do Pilar e da Igreja Matriz do município, que passou a apoiar o espetáculo e oferecer a estrutura necessária a sua realização. Neste momento, a Paixão de Cristo passou a ser considerada como uma atividade de evangelização da Igreja, por isto, o espetáculo, em respeito à liturgia católica, era realizado parcialmente na sexta-feira (só até a morte de Jesus) e no domingo se realizava completamente (até a ressurreição).

Em 2005, o então Grupo Teatral Ato-Art`s continuou a parceria com a Igreja Católica e realizou o espetáculo nos mesmos moldes, mas, no ano seguinte, tanto a Igreja Católica quanto o Grupo Teatral passou por uma crise na direção das entidades. A igreja passava por escândalos e a Ato-Art`s perdia seu Diretor Geral por motivo de mudança de Estado. Em virtude desta situação nesse ano não foi montado o espetáculo.

Após muitos apelos da juventude da comunidade, a Ato-Art`s retomou a realização da Paixão de Cristo, em 2007, mas em um formato de Via Sacra, onde só retratava-se as famosas 15 estações, passando, a partir deste ano, a ser encenado com base no tema da Campanha da Fraternidade definido pela CNBB. Em 2009, o espetáculo ganhou corpo e retornou com sua versão mais ampla da encenação, trazendo trechos da vida, morte e ressurreição de Jesus. 

Assim, a adesão popular foi crescendo e o espetáculo se mostrava com uma necessidade de ampliar ainda mais, contudo, o espaço da Praça João XXIII (Em Frente da Igreja Matriz do Pilar) já não era mais suficiente. Foi então que, em 2010, o espetáculo foi transferido para a praça do Barracão, passando a ser encenado em 03 dias (sexta a domingo).

Em 2016 o espetáculo da Paixão de Cristo foi suspenso por falta de incentivo do poder público e, em seu lugar, foi montada a peça "Jesus Luz dos Homens, encenada no sábado de aleluia, na quadra da escola de referência em ensino médio Alberto Augusto de Morais Pradines. No ano seguinte a Paixão de Cristo foi retomada e encenada na praça do Barracão, em 2017, e, em 2018, na praça do Pilar, em virtude da instalação da unidade móvel do OdontoSesc no local onde tradicionalmente vinha sendo realizada a encenação. Em 2019 a Ato-Art's voltou a realizar o espetáculo na praça do Barracão, mas nos anos 2020, 2021 e 2022 o espetáculo foi suspenso por causa da pandemia da COVID 19. Ao longo dos anos a Paixão de Cristo da Ilha de Itamaracá proporcionou uma experiência teatral para mais de 150 participantes, em sua maioria jovens do município, muitos dos quais tiveram suas primeiras experiências artísticas por meio da sua participação na encenação. Estima-se que o espetáculo já tenha superado a marca de 50 mil expectadores da Ilha de Itamaracá e de outras cidades pernambucanas. Em 2023, o espetáculo celebra 20 anos de existência. 

Nenhum comentário: