segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

NOTA PÚBLICA SOBRE O CANCELAMENTO DA 13º TEMPORADA DO ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO DA ILHA DE ITAMARACÁ 2016



A Associação Cultural Ato-Art`s vem a público comunicar o CANCELAMENTO da 13º Temporada do Espetáculo da Paixão de Cristo da Ilha de Itamaracá, que seria realizada nos dias 24, 25 e 26 de Março de 2016.

Tal medida se fez necessário em face de uma sucessão de acontecimentos que tornou inviável e desmotivou a realização da Paixão de Cristo no ano corrente. Estes fatos deram início em 2014, quando o Poder Público Municipal, após alimentar a esperança de apoiar o espetáculo, negou toda a estrutura do evento em plena quinta-feira da semana santa (véspera do evento), e culminou com a retomada, por parte da Prefeitura, do espaço que abrigava os ensaios e a produção da Paixão de Cristo, em junho do ano passado. 

Em decorrência da renúncia de apoio da Prefeitura ao Espetáculo, recorremos ao Edital Pernambuco de Todas as Paixões, que concedeu a aprovação do projeto da Paixão de Cristo da Ilha de Itamaracá, em 2015, mas a efetiva liberação do recurso só veio há ocorrer poucos dias antes do Natal, ou seja: mais de 8 meses após a realização do projeto. Esta demora injustificada na liberação do recurso gerou uma série de transtornos e desgastes para a instituição e seus dirigentes, de modo que se torna inviável recorrer ao incentivo estadual, pois, além da tardia aprovação dos projetos, os proponentes precisam se submeter a uma demora desmedida para obter os recursos de direito. 

Considerando toda essa “via crucis” que a instituição passou para manter viva as duas últimas edições do nosso espetáculo e vislumbrando não ser possível captar os recursos necessários ao financiamento da Paixão de Cristo, que beiram R$ 20 mil, a Ato-Art`s preferiu não realizar a temporada do ano em curso.

Lamentamos profundamente a não realização da Paixão de Cristo, pois o único pagamento que recebemos sempre foi os aplausos do nosso público que alimentam o amor dedicado à realização do espetáculo. Este mesmo amor é que nos motivou, até hoje, a realizar este belíssimo trabalho que é largamente reconhecido pela população de nossa cidade e pelos visitantes que nos prestigiam todos os anos. Pedimos desculpas aos nossos colaboradores, incentivadores e ao público, ao mesmo tempo em que manifestamos nossas esperanças de que, em 2017, seja possível a retomada da Paixão de Cristo da Ilha de Itamaracá com muito mais vigor e vitalidade.

Nenhum comentário: