A Prefeitura Municipal da Ilha de Itamaracá divulgou nesta terça-feira (29/12/20) a lista final dos projetos contemplados com os recursos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de Junho de 2020 (Lei Aldir Blanc). Dentre os 29 agentes culturais contemplados está Associação Cultural Ato-Art`s. Tendo apresentado proposta para o Edital do Prêmio Anjinha do Coco do Patrimônio Cultural da Ilha de Itamaracá, a Ato-Art`s teve não só a aprovação de um projeto, mas o reconhecimento da instituição como patrimônio cultural da Ilha de Itamaracá. De acordo com a Presidenta da Ato-Art`s, Rita de Castro, a premiação é "um incentivo importante para a associação continuar seus projetos, mantendo viva e atuante a cultura do município".
O Diretor de Projetos, Edvaldo Júnior, que também teve seu trabalho reconhecido pelo Edital, relata que a premiação veio em meio a um cenário muito triste para a cultura local. "Estávamos com o Espetáculo da Paixão de Cristo praticamente todo pronto. Nos preparávamos para realizar os últimos ensaios, já no local onde seria realizado, mas a pandemia da covid-19 tirou a nossa alegria. Hoje, com a aprovação neste Edital, um pouco dessa alegria retorna em nossos corações na forma de esperança em um 2021 muito melhor para a cultura da nossa cidade".
Em contrapartida ao projeto aprovado, a Ato-Art`s realizará, até final de março de 2021, oficina de elaboração de projetos culturais destinada, preferencialmente, para estudantes de escolas públicas e para agentes culturais que tenham interesse em aprender ou aprimorar os conhecimentos na área.